14 de agosto de 2011

Verão de retas e curvas



Carpe Diem by Jacqueline-As formas geométricas invadiram as coleções da temporada de moda brasileira e se destacam entre as tendências para a próxima estação

A constatação é simples: a moda brasileira se rendeu ao poder da geometria, uma das tendências para o verão que se aproxima. "Essa opção dos estilistas tem muito a ver com a ideia de pensar a roupa unida à arquitetura, uma busca por simetria", explica a jornalista e crítica de moda Silvana Holzmeister.

Mas as referências desta temporada extrapolam o legado de Yves Saint-Laurent para o diálogo também com outro gênio da roupa arquitetada, Cristóban Balenciaga. "Há um movimento de resgate da silhueta sessentista dele, que traz formas mais amplas, geometrias e ombros arredondados. É essa estética que começa a ganhar força no cenário internacional, como em Marc Jacobs e Stella McCartney. As geometrias vazadas, tipo o que a Maria Bonita fez, também conversam com os anos 60".



Uma mesma inspiração, várias formas de fazer
Formas puras: Marcas como a Acquastudio destacaram o uso da geometria com a sobreposição de formas puras – quadrados e triângulos – na construção das roupas.

Recortes: Outra forma de utilização das formas geométricas foi a opção da Cantão, que resolveu brincar de cortar e colar. A geometria faz parte da construção da peça, na qual as formas, principalmente triângulos, parecem flutuar sobre o corpo.

Color blocking: A geometria fica mais evidente unida a outra tendência, o color blocking, como nas coleções da Têca e da Neon. A oposição de cores ressalta cada forma.

Vazados: A Maria Bonita e a Maria Bonita Extra apostaram nas formas geométricas – especialmente círculos e quadrados –, que apareceram vazadas no tecido.

Aplicações: Paetês e bordados com figuras geométricas também apareceram em coleções como a de Reinaldo Lourenço e Ronaldo Fraga.(Jornal Pampulha)

2 comentários:

  1. Ameiiiiiiiiii seu blog!
    Estou seguindo, muito sucesso!
    ATE MAIS!
    http://comestelookeuvou.blogspot.com/
    =*

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho!!!Até rs abção!!!

    ResponderExcluir

Deixem os seus recadinhos,opiniões respeitosas são sempre bem vindas.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos