10 de maio de 2011

Entenda os termos essenciais da moda sem firulas ou brocados

Carpe Diem by Jacqueline-
 
Descubra o significado de mais de 2 mil termos do mundo fashion com ilustrações
Descubra o significado de mais de 2 mil termos do mundo fashion com ilustrações
Para quem se interessa por moda, mas não é nenhum especialista, pode ser um pouco complicado entender o que estilistas e fashionistas falam. Cashmere, cigarrete, haute couture e tantos outros termos que parecem outra língua.
"Dicionário Ilustrado Moda de A a Z" oferece mais de 2 mil verbetes sobre os mais diversos termos relacionados ao mundo fashion. Vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria são definidos, juntamente com detalhes históricos e culturais.
Para quem estuda ou trabalha neste ramo, é um livro essencial para entender e conhecer melhor seu material de estudo. Os curiosos podem ficar mais próximos deste amplo universo.
Além das definições, ilustrações ajudam a visualizar e entender o que significam os termos.
Veja abaixo alguns deles:
*
casquete Termo empregado desde o final do século XIX para designar um chapéu sem abas, de formato redondo ou oval, com as laterais retas e a copa baixa e achatada (ou levemente convexa). De origem militar, tornou-se comum mais tarde como adereço feminino de cabeça e como parte do uniforme de porteiros de hotéis.
furta-cor Adjetivo empregado para descrever tecidos com aparência iridescente e de dois tons em que a cor parece mudar segundo o ângulo em que se olha o tecido. O efeito - resultado de diferentes fios coloridos na TRAMA e no URDUME - pode ser obtido empregando-se fios pré-tingidos em cores diferentes ou fibras diferentes (p. ex., seda e algodão) e depois aplicando CROSS DYE ao tecido. O efeito é mais pronunciado em fibras lustrosas, como seda e poliéster.
máxi Termo usado para descrever roupas que são especialmente compridas (p. ex., até o tornozelo ou abaixo), como saias, vestidos ou casacos. Ver também MICRO, MÍNI e MÍDI.
Oxford Termo surgido no século XVII para descrever um tipo de bota e, posteriormente, um sapato elegante de salto baixo, fechado na frente, tradicionalmente com cadarços, mas às vezes também com tiras, fivelas, botões etc. Em geral de couro, possui vários estilos, p. ex., com ou sem reforço na biqueira e às vezes com furos decorativos (nesse caso, é conhecido como "Oxford brogue"). Der. O nome vem da Universidade de Oxford, onde esse calçado era muito usado. Ver também BALMORAL.
saia-lápis Saia ajustada com comprimento geralmente à altura do joelho. Apresenta muitas vezes uma fenda na parte lateral ou traseira e está em uso desde a metade do século XX.
tweed tecido resistente, de textura áspera e em geral em LIGAMENTO SARJA (mas também pode ser de LIGAMENTO TELA), produzido em diversas gramaturas. Pode ser inteiramente de lã ou de lã mesclada com outras fibras. Tradicionalmente feito no sul da Escócia, costuma ser tecido com fios tingidos de duas ou mais cores, o que lhe dá uma aparência salpicada. É utilizado em ternos, casacos, paletós, saias etc., especialmente em roupas para serem usadas no campo, ao ar livre. Alguns tipos são CHEVIOT e TSEED HARRIS. O termo também pode ser usado no plural como referência a roupas produzidas com esse tecido. Der. O primeiro uso desse termo foi na década de 1820, como corruptela do escocês "tweeled" (que significa "sarjeado").
twinset Conjunto de cardigã e blusa de lã ou de linha que podem ser mangas compridas ou curtas, feitas para serem usados juntos. Outras grafias: "twin-set" e "twin set".(Folha.com-Livraria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem os seus recadinhos,opiniões respeitosas são sempre bem vindas.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos