28 de agosto de 2010

Kenzo Takada volta seu olhar e experiência para a moda brasileira!

Carpe Diem by Jacqueline -Kenzo Takada aproveitou sua visita ao Brasil esta semana para conhecer jovens estilistas, empresários, estudantes de moda e estabelecer contato com a imprensa brasileira. O estilista japonês adiou sua anunciada aposentadoria e anda por aí em busca de novos trabalhos. ´Quero investir em um business novo´, afirma, ainda sem um projeto definido. E Kenzo garante que o país está em seus planos. ´O Brasil é cheio de energia e deve liderar o mundo da moda do século XXI com sua imagem saudável, casual e sensual´.

Durante a palestra nesta terça-feira na sede da ABIT em São Paulo, falou para uma platéia de convidados e imprensa. Após resumir sua trajetória, com ênfase nos anos 60 e 70, quando se afirmou como um dos grandes nomes da moda em Paris, obtendo o reconhecimento da imprensa especializada. ´Naquela época nosso olhar não estava voltado para os negócios´, afirmou Kenzo. ´Foi um período de muita criatividade, mas não ganhávamos dinheiro´. Nos anos 80, investiu em jeans e na perfumaria, expandindo os horizontes de sua marca no mercado mundial com enorme sucesso. ´Porém, naquele momento fui taxado de comercial´, lamenta.

Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação de vídeos dos seus desfiles nos anos 70. Os desfiles coletivos promovidos por ele em conjunto com outros jovens estilistas visando reunir a imprensa da época precederam o formato de apresentação hoje difundido como semana de moda, porém sem a atual formalidade da passarela. ´Eu pedia às modelos para serem espontâneas, mais risonhas, sinto falta disso hoje, embora o formato atual privilegie a atenção sobre a roupa.´

Em parceria com a ABIT, o estilista deve se tornar representante da moda brasileira no Japão, abrindo portas para ações internacionais e intercâmbio entre novos talentos. ´Acho fantástica a mistura das culturas no segmento de moda´, garante Kenzo, ´e conto com a colaboração e o apoio da imprensa especializada brasileira´.

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