18 de fevereiro de 2010

Projeto meias-órfãs de brasileira desfila em Paris

Carpe Diem by Cris Turek





Já ouviram falar do Projeto Meias-Órfãs?
A história é mais ou menos assim: a estilista brasileira Márcia de Carvalho, que vive em Paris há 20 anos, se deparou com uma porção de meias avulsas nas gavetas dos seus filhos. Juntando para jogar fora, pensou: mas porque jogar fora?!? Naquele momento imaginou transformar as meias numa espécie de fio com o qual confeccionaria uma coleção.
 



A idéia deu tão certo que Márcia acabou participando de um Prêmio de Criação em Paris, e viu o seu projeto decolar. Foi assim que o Meias-Órfãs veio ao Brasil para as comemorações do Ano do França no Brasil.
“O Projeto Meias Órfãs visa valorizar o trabalho das costureiras e artesãs, que vêm de comunidades mais pobres, e também valorizar a questão ambiental, reciclando um material que seria descartado", conta Márcia.



Envolvendo artesãos de renda filé de Alagoas e costureiras do Rio de Janeiro, a coleção saiu do papel e com a ajuda da população que doou mais de cinco mil meias-órfãs para as artesãs, a iniciativa realizou suas primeiras exposições e desfiles no ano passado, 2009.

“O projeto é bem interessante. É legal reaproveitar coisas que seriam jogadas fora. Trabalhar com meias usadas é totalmente novo para mim. É um conceito inovador, que desperta a curiosidade das pessoas”, comentou a costureira Maria das Graças Reges.



Dentro do projeto estão programadas duas coleções por ano, além de toda uma linha de acessórios e utilitários. A maior parte da renda com a venda das peças é destinada pra as próprias artesãs. E o mais bacana é que o projeto continua cumprindo o que programou. No último dia 10 de fevereiro, Márcia realizou o primeiro desfile do ano em Paris e fez o maior sucesso.

Também lá, Márcia realiza cursos para pessoas de baixa renda e organiza intercâmbios entre estudantes brasileiros e franceses interessados no artesanato têxtil. Acho bacana demais ver brasileiros levando a nossa cultura para o exterior, assim como ter o seu trabalho reconhecido como merece. Parabéns para a Márcia de Carvalho por essa iniciativa.

Quem escreve é Cris Turek da Vila do Artesão.

Fotos: Blog Meias-Órfãs Brasil,Site Ano da França no Brasil, site da cidade de Marechal Deodoro

Um comentário:

Deixem os seus recadinhos,opiniões respeitosas são sempre bem vindas.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos