4 de abril de 2011

Editoras de moda da Vogue debatem sobre a bota branca

Carpe Diem by Jacqueline-
A bota branca na Hermès, Louis Vuitton, Gianfranco Ferré, Isabel Marant e Hervé Léger
Até bem pouco tempo, as ombreiras e a bota branca eram sinônimo imediato e irrefutável de tudo o que a moda dos anos 80 conseguiu produzir de cafona. Mas eis que em 2009, quando a Balmain colocou as jaquetas com ombros pronunciados na passarela, as ombreiras foram resgatadas do limbo fashion e, bem, “até que elas são mesmo legais”, pensamos todos nós, rendidas à nova-velha estética.
Agora é a vez de oferecer asilo fashion para a bota branca. É que na temporada do inverno 2012 de Paris, desfilada em março, houve uma profusão delas em passarelas importantes como a de Hermès, Louis Vuitton e Isabel Marant. Será que, ainda assim, ela será acolhida? É o que vamos conferir no final deste ano, quando essas coleções vão para as lojas.
Enquanto isso… Adriana Bechara e Barbara Leão de Moura discutem a nova questão e defendem seus pontos de vista sobre a bota branca. É para usar, ou não? Descubra  a opinião das duas a seguir. (MILENE CHAVES)
 
De perto: a versão de cano médio da Balmain, a toda amarrada da Alexander McQueen, e a de cano longo sob calça branca também da Balmain
Quebre esse tabu, você pode
Por Adriana Bechara, editora de moda sênior da Vogue
“Nunca acreditei na proibição por decreto de nada que as pessoas queiram usar. Se a moda é sinônimo de expressão individual, as pessoas têm o direito de escolher como querem se apresentar ao mundo. De forma divertida? Irônica? Rebelde? Conformada? Só você mesmo poderá dizer. Mas para isso é preciso um pouco de empenho. Conhecer o próprio corpo e as tendências que estão aí só vai te ajudar. Esses looks das passarelas, seja com pegada minimal clinical na Hermès e na Balmain ou maximal barroco na Givenchy, têm endereço certo para quem acompanha a moda. Eu particularmente acho todos os looks de bota branca ultradesejáveis. O novo enche os olhos (e esvazia os bolsos!), então, por que não? Gosto muito da calça de alfaiataria curta com a bota por baixo da Balmain. Usaria com top preto, provocando um certo senso de geometria. E, num mundo ideal, cortaria os cabelos e pintaria de branco, à la Tilda Swinton. Não ficaria incrível?”
Bota branca? Não para mim
Por Barbara Leão de Moura, editora de moda da Vogue
“Amo moda. E amo tanto que tenho por princípio escolher muito bem o que daquilo tudo que nos é apresentado em caráter inédito a cada seis meses vai entrar no meu guarda-roupa. Isso significa que entre milhares de novas propostas, micro e macrotendências, acessórios tem-que-ter etc., faz parte do meu trabalho como editora de fato editar o que combina comigo e que vai valer o investimento. Ora, se as famigeradas botas brancas sempre estiveram na minha lista de itens proibidos (assim como o menos polêmico macacão, vale dizer), por que cargas-d’água vou calçar um parzinho só por que algumas passarelas do inverno 2012 internacional foram riscadas por elas? Para mim, não faz o menor sentido. É claro que é papel da moda reabilitar de tempos em tempos itens proscritos (cafonas mesmo), e estilistas de muita visão tais como Miuccia Prada o fazem muito bem. A própria Isabel Marant conseguiu o feito de tornar as botas ultracool. Só que admirar é uma coisa, vestir é outra. É preciso tomar muito cuidado antes de apostar numa modinha, afinal, credibilidade é tudo nessa profissão.”(Vogue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem os seus recadinhos,opiniões respeitosas são sempre bem vindas.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos