23 de janeiro de 2010

Etiqueta do perfume: erros e acertos






Os erros

- "Nunca compre um perfume baseado no cheiro que ele tem em outra pessoa. O perfil genético, os hábitos alimentares, o grau de transpiração e até o temperamento de cada um afetam o aroma do produto. A mistura dos odores corporais com a fragrância resulta em diferentes cheiros", explica Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do "Guia de Perfumes" (Duetto Editorial).

- Não se deve aplicar o perfume em roupas: o odor do tecido se mistura ao da fragrância, alterando o resultado — além de haver o risco de manchar a peça.

- Jamais aplique um perfume antes de exposição ao sol, pois se trata de um produto químico que pode agir como sensibilizante — e provocar manchas na pele.

Os acertos

- Perfumes devem ser mantidos ao abrigo da luz, umidade e calor, pois se alteram quando expostos a esses agentes. Sem contato com o ar, ou seja, lacrados como saem da fábrica, podem durar anos. Uma vez abertos inicia-se um processo de deterioração. Em perfeitas condições de armazenamento, têm validade de dois anos, em média.

- Vale colocar um pouco de perfume na palma das mãos e espalhar fugazmente pelo corpo. Também vale perfumar-se próximo ao rosto, na nuca por exemplo: o aroma ficará em contato direto com o olfato do parceiro na hora do romance.

- "Para descobrir o real resultado de um perfume é preciso aguardar, pelo menos, uma hora após a aplicação, para o desenvolvimento das três fases da difusão da fragrância: notas de saída duram no máximo 15 minutos; notas de coração são liberadas a partir do aquecimento da pele e duram 40 minutos; e notas de fundo são as mais tardias, porém mais persistentes", ensina Renata.


A etiqueta do perfume: dicas para não errar na dose

Quem é que nunca passou por uma saia justa por causa de um perfume? Como, por exemplo, sair de casa e – só então – perceber que exagerou? “Com o tempo de uso do mesmo perfume, acontece uma certa acomodação olfativa e acabamos não percebendo mais nosso próprio perfume. É sempre recomendado passar o perfume nos pontos de maior pulsação e sem exageros. Se está na dúvida, pergunte a alguém próximo”, recomenda Renata Ashcar, especialista em perfumes e autora do "Guia de Perfumes" (Duetto Editorial).

Para ela, brasileira se perfuma demais. “Ainda bem!! “, brinca. “O perfume é quase um estado de espírito, tudo depende das intenções, pois ele é também um poderoso aliado”, diz. O Brasil, aliás, é o segundo maior consumidor de perfumes. Só é preciso usá-lo da maneira certa. Como, por exemplo, aplicá-lo em pontos de maior pulsação - umbigo, nuca, pulso e área atrás dos joelhos. Confira as dicas da consultora.

Perfume ideal para a noite é o que dura muitas horas

Noite: “Se a ideia é que o perfume dure muitas horas, as melhores fragrâncias são aquelas elaboradas com ingredientes mais densos, como madeiras, resinas, flores nobres e também as opções 'gourmet', com notas de frutas adocicadas, chocolate ou baunilha. Como a fixação é maior, a evaporação é mais lenta.”

Dia: “Colônias a base de ervas aromáticas, como lavanda ou alecrim, ou ainda as cítricas com laranja, bergamota ou limão, são leves e suaves, evaporando mais rápido. Aposte nas fragrâncias que combinam flores e frutas.”

Evite 'conflito' dos cheiros do hidratante e do perfume


Verão: "Em dias quentes, use aromas leves, como os florais frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex. Perfumes muito fortes são proibidos. Altas temperaturas fazem com que seu cheiro tenha uma expansão maior."

Inverno: “O clima mais frio permite o uso de perfumes mais encorpados e quentes, como os amadeirados e orientais”.

“No caso de hidratantes para o corpo e desodorantes, busque usar um com o mesmo cheiro. Caso não seja possível, use os neutros ou sem cheiro pois, dependendo da fragrância, eles realmente conflitam.”

Um comentário:

  1. Já comprei um perfume por ter gostado do cheiro dele em outra pessoa. Realmente, o cheiro muda de uma pessoa para outra... :(

    Ei! Mudanças por aqui, não é? Gosto! :D

    ResponderExcluir

Deixem os seus recadinhos,opiniões respeitosas são sempre bem vindas.

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos